Skip to main content
×

GE.com has been updated to serve our three go-forward companies.

Please visit these standalone sites for more information

GE Aerospace | GE Vernova | GE HealthCare 

Press Release

GE Power Apresenta Proposta para Responder a Desafios do Mercado da Energia

December 07, 2017

A General Electric iniciou hoje um processo de consulta com os representantes locais dos seus trabalhadores, no quadro de uma reestruturação global do seu negócio de energia.

Em Portugal, a proposta apresentada prevê um impacto, principalmente, nas atividades na unidade de Setúbal, incluindo uma redução de cerca de 200 postos de trabalho.

Este processo resulta das condições de mercado e do impacto significativo que têm tido na atividade da General Electric, nomeadamente a queda substancial, em todos os países da OCDE, da procura por novas unidades de produção termoelétrica de energia.

Neste contexto, a deterioração do mercado e a incerteza sobre o futuro das políticas climáticas também levaram os nossos clientes a reduzir significativamente os seus investimentos.

O anúncio de hoje é motivado pelos desafios que o Mercado energético mundial enfrenta.

Os mercados tradicionais de energia, incluindo o gás e o carvão, abrandaram. O volume de negócio baixou significativamente em produtos e serviços. Esta situação é motivada pelo excesso de capacidade existente, por uma utilização mais reduzida, pelo decréscimo de quebras, pelo aumento do fecho de centrais de vapor e pelo crescimento geral nas energias renováveis. Perante esta conjuntura, e de forma a recuperar competitividade, a GE Power tem de proceder a um corte substancial dos custos nos seus negócios.

Segundo Pedro Estrela, Diretor de Recursos Humanos da General Electric para Portugal, “estas propostas não se fazem de ânimo leve e entendemos que este anúncio será difícil para muitas pessoas. Infelizmente, acreditamos que estas mudanças são necessárias para garantir que a General Electric permanecerá competitiva, assegurando o futuro do negócio da energia”.

O mesmo responsável acrescenta que “partilhámos hoje as nossas propostas com os representantes sindicais e vamos agora iniciar  um período de consulta antes de tomarmos qualquer decisão definitiva”.

“A proposta apresentada foi concebida como resposta à evolução das condições de mercado, tendo em conta a estagnação global do negócio de energia, nomeadamente em regiões como a Europa Ocidental que registam um declínio acentuado”, sublinha Pedro Estrela.

“Esta instabilidade no mercado, aliada à concorrência feroz e às pressões contínuas para a redução de preços, levaram a GE a anunciar uma redução de custos, de forma a permanecer competitiva”.

Sobre a GE Power:

A GE Power é líder mundial em produção de energia, possuindo um conhecimento e experiência que permitem ajudar os clientes a fornecer eletricidade a partir de um amplo espectro de fontes de combustível. Estamos a transformar o setor elétrico com as fábricas de energia digital e com a maior e mais eficiente turbina a gás do mundo, garantindo o equilíbrio total das nossas operações, a sua actualização e manutenção. As nossas tecnologias e soluções digitais ajudam a tornar a energia mais acessível, confiável e sustentável.

Para mais informações, visite o site da empresa em www.gepower.com.

Para mais informações, por favor contactar:

Francisco Teixeira| [email protected]

T: 917626244


business unit